quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Sequência didática de literatura 9º ano – contos


Objetivos
·         Estimular o gosto pela leitura;
·         Desenvolver a competência leitora;
·         Exercitar os conhecimentos de foco narrativo na análise literária;
·         Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos;
·         Identificar a finalidade desse gênero textual;
·         Conhecer as práticas sociais de produção e circulação dos contos;
·         Conhecer diferentes tipos de contos;
·         Realizar um estudo comparado entre o conto escrito e o vídeo.

Conteúdos
·         Foco narrativo; 
·         Leitura;
·         Análise literária;
·         Identificação de elementos que compõem os contos;
·         A linguagem cinematográfica e a literária.

Tempo estimado
·         Seis aulas.

Ano
·         9º ano.

Material necessário
·         Conto A primeira só, de Marina Colasanti;
·         Conto o enfermeiro, de Machado de Assis;
·         Filme o enfermeiro, do diretor Mauro Faria;
·         Conto A cartomante, de Machado de Assis.

·         Desenvolvimento
1º momento
·         Conversar com os alunos sobre as características do gênero conto e distribuir cópias do conto A primeira só, de Marina Colasanti, com atividades de interpretação;
·         Identificar os elementos da narrativa no conto lido.

2º momento
·         Retomar a aula anterior corrigindo as atividades;
·         Pedir para que os alunos providenciem cópias do Conto o enfermeiro, de Machado de Assis;

3º momento
·         Exibir o filme o enfermeiro, do diretor Mauro Faria;
·         Discutir sobre os comportamentos humanos abordados no conto e no filme.
·         Pedir para que os alunos escrevam um texto comparando o filme com o texto lido.

4º momento
·         Distribuir cópias do conto A cartomante, de Machado de Assis para análise em sala de aula, identificando os elementos da narrativa.
Avaliação
Atividade avaliativa com o conto A cartomante para verificar a aprendizagem dos alunos sobre o gênero estudado e sobre a interpretação do conto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário