Objetivos
·
Estimular o
gosto pela leitura;
·
Desenvolver
a competência leitora;
·
Exercitar
os conhecimentos de foco narrativo na análise literária;
·
Identificar os elementos
organizacionais e estruturais dos contos;
·
Identificar a finalidade desse gênero
textual;
·
Conhecer as práticas sociais de produção
e circulação dos contos;
·
Conhecer diferentes tipos de contos;
·
Realizar um estudo comparado entre o conto
escrito e o vídeo.
Conteúdos
·
Foco
narrativo;
·
Leitura;
·
Análise literária;
·
Identificação de elementos que
compõem os contos;
·
A linguagem cinematográfica e a
literária.
Tempo estimado
·
Seis aulas.
Ano
·
9º ano.
Material necessário
·
Conto A primeira só, de Marina Colasanti;
·
Conto o enfermeiro, de Machado
de Assis;
·
Filme o enfermeiro, do diretor
Mauro Faria;
·
Conto A cartomante, de Machado
de Assis.
·
Desenvolvimento
1º momento
·
Conversar com os
alunos sobre as características do gênero conto e distribuir cópias do conto A primeira só, de Marina Colasanti, com atividades
de interpretação;
·
Identificar os elementos da narrativa no conto lido.
2º momento
·
Retomar a aula anterior corrigindo as
atividades;
·
Pedir para que os
alunos providenciem cópias do Conto o enfermeiro, de Machado
de Assis;
3º
momento
·
Exibir o filme o enfermeiro, do diretor
Mauro Faria;
·
Discutir sobre os comportamentos
humanos abordados no conto e no filme.
·
Pedir para que os alunos escrevam um
texto comparando o filme com o texto lido.
4º momento
·
Distribuir cópias
do conto A cartomante, de Machado de Assis para análise em sala de aula,
identificando os elementos da narrativa.
Avaliação
Atividade avaliativa com o conto A cartomante para verificar a
aprendizagem dos alunos sobre o gênero estudado e sobre a interpretação do
conto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário