Planejamento de Literatura 3º bimestre –
Professora Eva – 8º ano
Objetivos
·
Conhecer literatura de cordel.
·
Identificar os elementos organizacionais e estruturais do cordel.
·
Identificar a finalidade do gênero textual cordel.
·
Identificar a estrutura do cordel.
·
Conhecer a origem da literatura de cordel e sua influência no universo
da cultura nordestina;
·
Perceber os principais temas da literatura de cordel nordestina:
romance, religião, política, preconceito social etc.
Conteúdo
·
Leitura e interpretação de cordel.
·
Narrativas e tradição cultural.
·
Produção escrita.
·
Verso, rima, estrofe.
Tempo estimado
·
10 aulas
Material necessário
·
Trecho de um cordel que fala sobre a história
desse gênero literário (O cordel em
cordel, Bob Motta).
·
Cópia do cordel A
surpresa na escada do amor, de Walter Medeiros.
·
Poema A moça que bateu na mãe e virou cachorra, de Rodolfo Coelho
Cavalcante.
Desenvolvimento
1ª etapa
·
Conversa com a turma sobre a literatura de
cordel: sua origem, o porquê do nome, seu desenvolvimento no Brasil, o
preconceito que pesou sobre o gênero no passado, sua valorização nos dias de
hoje etc.
·
Distribuir cópias do trecho de um
cordel que fala sobre a história desse gênero literário (O cordel em cordel, Bob Motta) com atividades para que os alunos
identifiquem as características do cordel.
2ª etapa
·
Leitura da primeira parte do cordel Coco Verde e Melancia, de José
Camelo de Melo Resende.
·
Atividades de interpretação do texto lido.
3ª etapa
·
Leitura da segunda parte do cordel Coco Verde e Melancia, de José
Camelo de Melo Resende.
·
Atividades de interpretação do texto lido.
·
Identificação das característica formais do
cordel.
4ª etapa
·
Cópia do cordel A
surpresa na escada do amor, de Walter Medeiros.
·
Atividades de interpretação do texto lido.
·
Comparação entre a forma deste poema com o
poema Coco Verde e Melancia.
5ª etapa
·
Poema A moça que bateu na mãe e virou cachorra, de Rodolfo Coelho
Cavalcante.
·
Análise
da história comparando com os poemas estudados anteriormente.
·
Análise
dos elementos da narrativa presentes nos textos de cordel estudados.
Avaliação
·
Avaliar o envolvimento dos alunos com as
atividades.
·
Verificar a aprendizagem dos alunos sobre
cordel com avaliação escrita.
·
Verificar a aprendizagem através de produção
de texto em cordel a partir de biografia, autobiografia ou história da própria
família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário