quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Literatura de Cordel


Planejamento de Literatura 3º bimestre – Professora Eva – 8º ano

Objetivos 
·         Conhecer literatura de cordel. 
·         Identificar os elementos organizacionais e estruturais do cordel.
·         Identificar a finalidade do gênero textual cordel.
·         Identificar a estrutura do cordel.
·         Conhecer a origem da literatura de cordel e sua influência no universo da cultura nordestina;
·         Perceber os principais temas da literatura de cordel nordestina: romance, religião, política, preconceito social etc.

Conteúdo
·         Leitura e interpretação de cordel.
·         Narrativas e tradição cultural.
·         Produção escrita.
·         Verso, rima, estrofe.

Tempo estimado 
·         10 aulas 

Material necessário 
·         Trecho de um cordel que fala sobre a história desse gênero literário (O cordel em cordel, Bob Motta).
·         Cópias do cordel  Coco Verde e Melancia, de José Camelo de Melo Resende.
·         Cópia do cordel A surpresa na escada do amor, de Walter Medeiros.
·         Poema A moça que bateu na mãe e virou cachorra, de Rodolfo Coelho Cavalcante.

Desenvolvimento 
1ª etapa
·         Conversa com a turma sobre a literatura de cordel: sua origem, o porquê do nome, seu desenvolvimento no Brasil, o preconceito que pesou sobre o gênero no passado, sua valorização nos dias de hoje etc.
·         Distribuir cópias do trecho de um cordel que fala sobre a história desse gênero literário (O cordel em cordel, Bob Motta) com atividades para que os alunos identifiquem as características do cordel.

2ª etapa
·         Leitura da primeira parte do cordel  Coco Verde e Melancia, de José Camelo de Melo Resende.
·         Atividades de interpretação do texto lido.

3ª etapa
·         Leitura da segunda parte do cordel  Coco Verde e Melancia, de José Camelo de Melo Resende.
·         Atividades de interpretação do texto lido.
·         Identificação das característica formais do cordel.

4ª etapa
·         Cópia do cordel A surpresa na escada do amor, de Walter Medeiros.
·         Atividades de interpretação do texto lido.
·         Comparação entre a forma deste poema com o poema Coco Verde e Melancia.

5ª etapa
·         Poema A moça que bateu na mãe e virou cachorra, de Rodolfo Coelho Cavalcante.
·         Análise da história comparando com os poemas estudados anteriormente.
·         Análise dos elementos da narrativa presentes nos textos de cordel estudados.

Avaliação 
·         Avaliar o envolvimento dos alunos com as atividades.
·         Verificar a aprendizagem dos alunos sobre cordel com avaliação escrita.
·         Verificar a aprendizagem através de produção de texto em cordel a partir de biografia, autobiografia ou história da própria família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário