quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Livro Coletivo - 2012


Projeto Livro Coletivo
Apresentação
         Os gêneros textuais possuem características mais ou menos definidas, todavia, a todo momento surgem novos gêneros advindos das novas tecnologias.
         Inúmeros são os gêneros, carta, e-mail, bilhete, receita culinária, lenda, fábula, notícia etc. No entanto, as tipologias textuais são estanques, descrição, narração, argumentação e injunção, o que não impede de virem mescladas em um único gênero textual.
         Dentre os gêneros textuais destacam-se aqueles considerados literários: poema, cordel, crônica, conto, romance e outros.

Justificativa
         A ideia de desenvolver este projeto surgiu da necessidade de estimular a leitura e a escrita para alcançarmos as metas do PROEB, além de valorizar as produções textuais feitas pelos alunos no decorrer do ano letivo. Para tanto, é necessário o ensino/aprendizagem de gêneros como lendas, contos, poemas, crônicas, campanhas publicitárias, entre outros.
                Considerando que a leitura e a produção de textos despertam a consciência para o meio social e cultural, além de levantar a autoestima dos alunos incentivando-os a expressar suas habilidades por meio desses processos, acreditamos na possibilidade de amenizar a indisciplina e o baixo rendimento escolar ao realizar essas atividades de forma prazerosa, através de livros literários que despertem a sensibilidade do aluno para experimentar aventuras, fantasias e aprendizados que serão aproveitados, não só em sua vida escolar, como também na sua inserção como ser atuante no meio em que vive, atendendo às exigências da sociedade moderna.

Objetivos
Com este projeto visamos contribuir para uma melhoria na produção escrita, estimulando a criatividade do aluno e o prazer em ler e produzir textos.

Metodologia
         O trabalho com os gêneros textuais deverá seguir as etapas de um concurso em que serão avaliados: o conhecimento das principais características de cada gênero estudado, a criatividade na exposição da aprendizagem e a coesão e coerência na produção escrita.
         O projeto será concluído com a elaboração de um livro coletivo com os textos produzidos pelos alunos. Para a ilustração do livro será promovido um concurso de desenho entre os alunos da escola.

         O processo ocorrerá em cada série, Ensino Fundamental e Médio,  seguindo três etapas:
1.                  Avaliação escrita.
2.                  Produção textual.
3.                  Elaboração de um livro coletivo

Programação
Gêneros
Produção de texto
6º ano

Fábulas, contos de fadas e poema

Fábulas, contos de fadas e poema
7º ano

Entrevista, perfil e autobiografia

Perfil e autobiografia
8º ano

Cordel

Releitura de lendas e contos através da poesia de cordel.

9º ano

Música e biografia

Releitura de letras de músicas através de outros gêneros.
1º ano

Carta

Releitura da Carta do Achamento do Brasil.
2º ano

Artigo de opinião

Produção de artigo de opinião sobre temas discutidos em sala de aula.
3º ano

Crônica

Adaptação de crônicas já conhecidas.

Duração
         O projeto terá a duração de dois bimestres, a execução ocorrerá no terceiro e a culminância no quarto bimestre letivo.

Culminância
         O projeto será encerrado com a apresentação do livro coletivo e dos trabalhos realizados pelos alunos à comunidade escolar.

Avaliação
         Durante todo o projeto serão avaliados a participação e o interesse do aluno, além de serem avaliadas a criatividade, a coerência e coesão na produção de texto e a identificação das principais características de cada gênero estudado.

Diretora:
Janne Gleicy Guimarães

Especialistas:
Andreia Barbosa Dias Gava
Dayse A. N. Bernadino
Esmênia Pereira Barbosa

Professores responsáveis:
Alci Dutra de Carvalho
Eva Aparecida Teixeira
Flávia Loiola Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário