CONTEXTO E JUSTIFICATIVA
A E.E. Professor Levindo Lambert situa-se
a Rua Safira, 282, Bairro Progresso, na periferia da cidade de Salinas-MG. A
nossa escola atende a 462 alunos do Ensino Fundamental e 359 do Ensino Médio,
os quais vivem na região e no meio rural, e vêm de famílias de baixa renda.
Esta situação resulta em alunos desinteressados, fracos, cheios de conflitos e
necessitados de muita atenção e afeto. Consequentemente o tempo destinado a
trabalhar a matéria prevista no programa em uma determinada série, é gasto para
trabalhar a autoestima, a sexualidade e a higiene pessoal dos alunos. Além
disso, os professores precisam lançar mão de vários meios para despertar nos
alunos o interesse e o gosto pelo estudo e, principalmente, para pensar e
aprender matemática.
Nossa escola conta com profissionais
habilitados sendo 3 supervisores, 1 secretário, 4 auxiliares de secretaria, 2
vice-diretoras, 9 ajudantes de serviços gerais e 33 professores comprometidos e
sensíveis aos problemas inerentes à escola.
Durante o ano de 2009 desenvolvemos o
projeto GeoArte, através do qual preparamos nossos professores a usarem a
matemática, a geometria e a arte como ferramentas para o ensino aprendizagem,
criando uma metodologia que estimulasse e envolvesse os educandos. Desta forma
os nossos alunos tiveram oportunidade de ver a Matemática com um olhar
artístico, através de recortes, pinturas e jogos. Sendo assim, eles
demonstraram prazer em executar as tarefas propostas pelo projeto. A partir
daí, percebeu-se maior interesse dos alunos em realizar outras atividades
lúdicas, em outros momentos além do que o projeto propôs.
Por este motivo decidimos dar
continuidade ao projeto GeoArte/2009, pois o material confeccionado pelos
alunos será utilizado em várias oficinas criativas e artísticas que envolvam a
geometria, matemática e a arte. Tendo em vista o grande número de alunos
atendidos pela escola, decidimos trabalhar com um número limitado, atendendo a
360 alunos (9 turmas inteiras – ensino fundamental e médio), pois acreditamos
que assim teremos melhores condições de aprimorar a nova metodologia para
depois levá-la a todo o universo de educandos.
Esperamos com o projeto melhorar a
aprendizagem e desmistificar a matemática, tornando-a uma matéria atraente,
através de campeonatos internos e produções artísticas.
GeoArte - Ano 2009
CONTEXTO E JUSTIFICATIVA
A Escola Estadual
Professor Levindo Lambert, situada à rua Safira, 288, Bairro Progresso,
Salinas, Minas Gerais. Atendendo alunos de baixa renda, moradores da periferia
da cidade e de comunidades rurais, sendo 597 alunos do Ensino Fundamental e 340
do Ensino Médio. A escola conta com 3 supervisores, 1 secretário, 4 auxiliares
de secretaria, 2 vice-diretores, 9 ajudantes de serviços gerais, seu corpo
docente é composto por 40 professores, habilitados, comprometidos, responsáveis
e solidários.
De acordo os
resultados apresentados em simulados aplicados pela escola, avaliações do
estado, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, notamos as
dificuldades que os alunos apresentam em matemática. Trabalhamos com alunos de
baixa auto-estima, que não se interessam pelos estudos e frequentam a escola por
causa de bolsas doadas pelo governo e pela merenda escolar, pois muitos não têm
uma alimentação adequada em casa, vindos de famílias desestruturadas. A escola
recebe alunos que vieram das séries iniciais com deficiência na aprendizagem e
para corrigir essa deficiência lançamos mão do projeto, na tentativa de
reverter o quadro.
Os professores
decidiram montar um projeto, onde criarão oficinas, para que o aluno vivencie,
de forma criativa, poética e artística, situações que envolvam a matemática e a
geometria.
A realização desse
projeto poderá vir a contribuir na formação pedagógica do professor; através de
oficinas, do estudo dos módulos e atividades do GDP, nos seguintes aspectos:
desmistificação da matemática, gosto pela matemática, aprendizagem da geometria
e interação entre vários professores e alunos.
escola de parabens
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