Projetando Sonhos

GeoArte - Ano 2010


CONTEXTO E JUSTIFICATIVA

A E.E. Professor Levindo Lambert situa-se a Rua Safira, 282, Bairro Progresso, na periferia da cidade de Salinas-MG. A nossa escola atende a 462 alunos do Ensino Fundamental e 359 do Ensino Médio, os quais vivem na região e no meio rural, e vêm de famílias de baixa renda. Esta situação resulta em alunos desinteressados, fracos, cheios de conflitos e necessitados de muita atenção e afeto. Consequentemente o tempo destinado a trabalhar a matéria prevista no programa em uma determinada série, é gasto para trabalhar a autoestima, a sexualidade e a higiene pessoal dos alunos. Além disso, os professores precisam lançar mão de vários meios para despertar nos alunos o interesse e o gosto pelo estudo e, principalmente, para pensar e aprender matemática.
Nossa escola conta com profissionais habilitados sendo 3 supervisores, 1 secretário, 4 auxiliares de secretaria, 2 vice-diretoras, 9 ajudantes de serviços gerais e 33 professores comprometidos e sensíveis aos problemas inerentes à escola.
Durante o ano de 2009 desenvolvemos o projeto GeoArte, através do qual preparamos nossos professores a usarem a matemática, a geometria e a arte como ferramentas para o ensino aprendizagem, criando uma metodologia que estimulasse e envolvesse os educandos. Desta forma os nossos alunos tiveram oportunidade de ver a Matemática com um olhar artístico, através de recortes, pinturas e jogos. Sendo assim, eles demonstraram prazer em executar as tarefas propostas pelo projeto. A partir daí, percebeu-se maior interesse dos alunos em realizar outras atividades lúdicas, em outros momentos além do que o projeto propôs.
Por este motivo decidimos dar continuidade ao projeto GeoArte/2009, pois o material confeccionado pelos alunos será utilizado em várias oficinas criativas e artísticas que envolvam a geometria, matemática e a arte. Tendo em vista o grande número de alunos atendidos pela escola, decidimos trabalhar com um número limitado, atendendo a 360 alunos (9 turmas inteiras – ensino fundamental e médio), pois acreditamos que assim teremos melhores condições de aprimorar a nova metodologia para depois levá-la a todo o universo de educandos.
Esperamos com o projeto melhorar a aprendizagem e desmistificar a matemática, tornando-a uma matéria atraente, através de campeonatos internos e produções artísticas.





























GeoArte - Ano 2009

CONTEXTO E JUSTIFICATIVA

              A Escola Estadual Professor Levindo Lambert, situada à rua Safira, 288, Bairro Progresso, Salinas, Minas Gerais. Atendendo alunos de baixa renda, moradores da periferia da cidade e de comunidades rurais, sendo 597 alunos do Ensino Fundamental e 340 do Ensino Médio. A escola conta com 3 supervisores, 1 secretário, 4 auxiliares de secretaria, 2 vice-diretores, 9 ajudantes de serviços gerais, seu corpo docente é composto por 40 professores, habilitados, comprometidos, responsáveis e solidários.
De acordo os resultados apresentados em simulados aplicados pela escola, avaliações do estado, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, notamos as dificuldades que os alunos apresentam em matemática. Trabalhamos com alunos de baixa auto-estima, que não se interessam pelos estudos e frequentam a escola por causa de bolsas doadas pelo governo e pela merenda escolar, pois muitos não têm uma alimentação adequada em casa, vindos de famílias desestruturadas. A escola recebe alunos que vieram das séries iniciais com deficiência na aprendizagem e para corrigir essa deficiência lançamos mão do projeto, na tentativa de reverter o quadro.
Os professores decidiram montar um projeto, onde criarão oficinas, para que o aluno vivencie, de forma criativa, poética e artística, situações que envolvam a matemática e a geometria.
A realização desse projeto poderá vir a contribuir na formação pedagógica do professor; através de oficinas, do estudo dos módulos e atividades do GDP, nos seguintes aspectos: desmistificação da matemática, gosto pela matemática, aprendizagem da geometria e interação entre vários professores e alunos.




 










Um comentário: