quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Literatura de Cordel


Planejamento de Literatura 3º bimestre – Professora Eva – 8º ano

Objetivos 
·         Conhecer literatura de cordel. 
·         Identificar os elementos organizacionais e estruturais do cordel.
·         Identificar a finalidade do gênero textual cordel.
·         Identificar a estrutura do cordel.
·         Conhecer a origem da literatura de cordel e sua influência no universo da cultura nordestina;
·         Perceber os principais temas da literatura de cordel nordestina: romance, religião, política, preconceito social etc.

Conteúdo
·         Leitura e interpretação de cordel.
·         Narrativas e tradição cultural.
·         Produção escrita.
·         Verso, rima, estrofe.

Tempo estimado 
·         10 aulas 

Material necessário 
·         Trecho de um cordel que fala sobre a história desse gênero literário (O cordel em cordel, Bob Motta).
·         Cópias do cordel  Coco Verde e Melancia, de José Camelo de Melo Resende.
·         Cópia do cordel A surpresa na escada do amor, de Walter Medeiros.
·         Poema A moça que bateu na mãe e virou cachorra, de Rodolfo Coelho Cavalcante.

Desenvolvimento 
1ª etapa
·         Conversa com a turma sobre a literatura de cordel: sua origem, o porquê do nome, seu desenvolvimento no Brasil, o preconceito que pesou sobre o gênero no passado, sua valorização nos dias de hoje etc.
·         Distribuir cópias do trecho de um cordel que fala sobre a história desse gênero literário (O cordel em cordel, Bob Motta) com atividades para que os alunos identifiquem as características do cordel.

2ª etapa
·         Leitura da primeira parte do cordel  Coco Verde e Melancia, de José Camelo de Melo Resende.
·         Atividades de interpretação do texto lido.

3ª etapa
·         Leitura da segunda parte do cordel  Coco Verde e Melancia, de José Camelo de Melo Resende.
·         Atividades de interpretação do texto lido.
·         Identificação das característica formais do cordel.

4ª etapa
·         Cópia do cordel A surpresa na escada do amor, de Walter Medeiros.
·         Atividades de interpretação do texto lido.
·         Comparação entre a forma deste poema com o poema Coco Verde e Melancia.

5ª etapa
·         Poema A moça que bateu na mãe e virou cachorra, de Rodolfo Coelho Cavalcante.
·         Análise da história comparando com os poemas estudados anteriormente.
·         Análise dos elementos da narrativa presentes nos textos de cordel estudados.

Avaliação 
·         Avaliar o envolvimento dos alunos com as atividades.
·         Verificar a aprendizagem dos alunos sobre cordel com avaliação escrita.
·         Verificar a aprendizagem através de produção de texto em cordel a partir de biografia, autobiografia ou história da própria família.

Sequência didática de literatura 9º ano – contos


Objetivos
·         Estimular o gosto pela leitura;
·         Desenvolver a competência leitora;
·         Exercitar os conhecimentos de foco narrativo na análise literária;
·         Identificar os elementos organizacionais e estruturais dos contos;
·         Identificar a finalidade desse gênero textual;
·         Conhecer as práticas sociais de produção e circulação dos contos;
·         Conhecer diferentes tipos de contos;
·         Realizar um estudo comparado entre o conto escrito e o vídeo.

Conteúdos
·         Foco narrativo; 
·         Leitura;
·         Análise literária;
·         Identificação de elementos que compõem os contos;
·         A linguagem cinematográfica e a literária.

Tempo estimado
·         Seis aulas.

Ano
·         9º ano.

Material necessário
·         Conto A primeira só, de Marina Colasanti;
·         Conto o enfermeiro, de Machado de Assis;
·         Filme o enfermeiro, do diretor Mauro Faria;
·         Conto A cartomante, de Machado de Assis.

·         Desenvolvimento
1º momento
·         Conversar com os alunos sobre as características do gênero conto e distribuir cópias do conto A primeira só, de Marina Colasanti, com atividades de interpretação;
·         Identificar os elementos da narrativa no conto lido.

2º momento
·         Retomar a aula anterior corrigindo as atividades;
·         Pedir para que os alunos providenciem cópias do Conto o enfermeiro, de Machado de Assis;

3º momento
·         Exibir o filme o enfermeiro, do diretor Mauro Faria;
·         Discutir sobre os comportamentos humanos abordados no conto e no filme.
·         Pedir para que os alunos escrevam um texto comparando o filme com o texto lido.

4º momento
·         Distribuir cópias do conto A cartomante, de Machado de Assis para análise em sala de aula, identificando os elementos da narrativa.
Avaliação
Atividade avaliativa com o conto A cartomante para verificar a aprendizagem dos alunos sobre o gênero estudado e sobre a interpretação do conto.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Atividades de literatura sobre Ruth Rocha

Os alunos do 6º ano 01 realizaram pesquisas e montaram cartazes sobre a biografia e as obras de Ruth Rocha. 
Esse trabalho teve como  objetivo principal desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico, além de familiarizar com a extensa obra de uma das mais notáveis autoras da nossa literatura.














Sequência Didática de Literatura - 6º ano

Conhecendo Ruth Rocha

Objetivos
·         Estimular o gosto pela leitura;
·         Desenvolver a competência leitora;
·         Desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico;
·         Conhecer a estrutura e o modo de organização do texto biográfico;
·         Conhecer / exercitar alguns elementos básicos da narrativa;
·         Conhecer/exercitar elementos básicos do texto poético;
·         Discutir relações de diferença / discriminação.

Conteúdos
·         Elementos da narrativa: narrador, enredo, personagens, tempo, espaço e tipos de discurso;
·         Elementos do texto poético: rima, verso e estrofe;
·         Conceito de biografia ;
·         Conceitos de real e imaginário;
·         Conceitos de Diferença, Tolerância, Preconceito e Discriminação.

Tempo estimado
·         Cinco a sete aulas

Ano
·         6º ano

Material necessário
·         Cópias da biografia de Ruth rocha para cada aluno;
·         Cópias do texto  A primavera da lagarta;
·         Cópias do texto Bom dia todas as cores;
·         Cópias de poemas extraídos do livro Toda criança do mundo mora em meu coração;
·         Texto O que os olhos não vêem;
·         CD Mil pássaros, com narração de Ruth Rocha e canções do grupo Palavra Cantada.

 Desenvolvimento
1ª aula
·         Sondagem sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre Ruth Rocha e leitura da biografia da autora;
·         Atividades sobre o texto biográfico;
·         Construção do conceito de biografia.

2ª aula
·         Distribuir cópias do texto A primavera da lagarta e pedir que os alunos façam a leitura;
·         Colocar o CD Mil pássaros para que os alunos ouçam a narração da história feita por Ruth Rocha;
·         Relacionar a história a situações reais em que pessoas sofrem constrangimento enquanto alvo de zombarias e calúnias.
·         Distribuir atividades de interpretação do texto.

3ª aula
·         Texto Bom dia todas as cores;
·         Ouvir com os alunos a narração do texto feita por Ruth Rocha no CD Mil pássaros;
·         Discutir com os alunos a questão das diferenças, o respeito pelo outro, a questão sobre as diversidades das etnias que temos no Brasil;
·         Identificar elementos da narrativa (espaço, tempo, personagens, narrador, enredo);
·         Interpretação do texto;

4ª aula
·         Leitura e interpretação do texto O que os olhos não vêem;
·         Identificação dos recursos poéticos utilizados no texto (verso, estrofe, rima);

Avaliação
·         A avaliação acontecerá a cada aula observando o desempenho dos alunos durante as atividades propostas.
·         Realização de atividade avaliativa envolvendo os conteúdos estudados.
·         Apresentação de trabalhos (recital, cartazes) para turmas do 6º e do7ª ano .

Concurso de redação


2º concurso de redação da Escola Estadual Professor Levindo Lambert para alunos do ensino fundamental e médio
Tema:
Por um futuro melhor
Apresentação
O segundo concurso de redação da Escola Estadual Professor Levindo Lambert tem como proposta a reflexão sobre as ações humanas na construção do nosso futuro, levando os alunos e se descobrirem como protagonistas da própria história, expressando sua ideias através da produção escrita.
Objetivos
Aprimorar as habilidades de leitura e produção de texto, estimulando a criatividade e o interesse pela arte de escrever, além de despertar a confiança em um futuro melhor.
Regulamento
O concurso será desenvolvido no âmbito escolar e contará com a participação dos alunos do Ensino Fundamental e Médio e com a colaboração dos professores de todas as disciplinas, envolvendo os demais funcionários da escola.
Os trabalhos serão divididos nas seguintes categorias:
I – Ensino fundamental – poesia e prosa;
·         Poema (14 versos);
·         Prosa (15 a 30 linhas).
II – Ensino médio – artigo de opinião.
·         Artigo de opinião (15 a 30).
Realização dos trabalhos
Os educadores, dentro de suas respectivas disciplinas, deverão promover a reflexão e o debate sobre o tema proposto. A interdisciplinaridade acontecerá da seguinte forma:
·         Geografia (meio ambiente);
·         História e sociologia (política);
·         Ensino Religioso e Inglês (valores humanos, ética e cidadania);
·         Sociologia e artes(ética e cidadania);
·         Ciências (saúde);
·         Biologia (saúde);
·         Matemática e Física (consumo/gastos);
·         Educação física ( a importância da atividade física para a saúde);
·         Português e Literatura(gêneros e tipologias textuais – poemas, memórias, biografia, conto, crônica e artigo de opinião).
Seleção e premiação
I – Os professores de português e Literatura se responsabilizarão pela leitura e seleção das melhores produções que serão postados em um blog com enquete para escolha dos textos que serão premiados.
II – As redações deverão ser entregues até o dia 18/11  para postagem.
III – Serão premiados o 1º, 2º e 3º melhor texto de cada categoria.
IV – As redações vencedoras e os demais textos selecionados serão publicados no livro coletivo da escola.
V – O resultado do concurso e a entrega dos prêmios ocorrerá no dia 20/11/2012.